segunda-feira, 29 de março de 2010

São Paulo exporta seu futuro para outros estados

Realmente a semana passada não foi uma semana de notícias estimulantes para a educação no estado de São Paulo. Ficamos sabendo da dificuldade “burocrática” que vem travando a implantação do programa de implantação de internet rápida nas escolas paulistas (post abaixo). Mas o ensino superior também foi foco de análise e de notícias negativas para a população, resumindo-se na já conhecida afirmação: faltam vagas em universidades públicas de São Paulo.

A constatação foi feita a partir dos números apresentados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que aponta a migração de estudantes de São Paulo para universidades de outros estados, devido ao pequeno número de vagas em instituições públicas de ensino superior paulistas, considerando o tamanho da população. É o estado que menos vaga pública tem.

O estado mais populoso da federação fica atrás de estados como Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. Os números do Prouni também ajudam a entender essa situação: um terço das bolsas do Prouni está concentrado em São Paulo, o que reflete uma compensação desse grave déficit de vagas no estado.

Nossos estudantes e futuros profissionais estão indo longe buscar seu espaço e seu direito. O balanço do MEC mostrou que 2.531 estudantes de São Paulo matricularam-se em instituições de outros estados, sendo que 202 em faculdades no Nordeste.

Nenhum comentário: