As informações e opiniões dos artigos assinados neste site são de responsabilidade integral de seus autores.
Ao iniciarmos o ano letivo, tivemos um momento de reflexão sobre fala do autor Celso Antunes, que ressaltou sobre as ervas para a educação.
Essas ervas são:
1) Gestão;
2) Professor;
3) Aluno;
4) Formação continuada do pessoal de apoio escolar;
5) Envolvimento dos pais, a comunidade e a escola;
6)Processo de avaliação.
Ao citar essas seis ervas o autor destacou que não existe uma ordem de importância, mas sim que todas são importantes, independente da sua ordem.Como falar de educação e não fala de GESTÃO, a gestão escolar é aquela que administra/coordena/ organiza e que tem a educação como um feto sendo gerado dia-a-dia.
O Professor outra erva para que a educação seja transformadora e analítica, ele é quem conduz e ninam a educação em seus braços como filhos carentes de tantas necessidades.
O Aluno, não existe EDUCAÇÃO sem aluno, através desses indivíduos trabalhamos para uma nova sociedade e esperamos que no final do ano pudéssemos ter realizado algo de bom!
O Pessoal de apoio devemos oferecer formação continuada e todo recurso pedagógico possível, pois eles devem sentir fazer parte do processo educacional,eles são além do suporte, eles são parte da educação.
A Família, como envolver a família? A escola precisa reagir, ou seja, toda ação tem reação, para estar, mas perto do educando e de seus familiares a família é a base para uma educação transformadora e dialética.
O Processo avaliativo é uma erva que sente até que ponto devemos ir, onde estamos? Para onde queremos ir? Estamos agindo certo? Entre outras interrogações.
É claro que precisamos de outras ervas, como: recursos, salários dignos, reconhecimento, entre outros...
O importante é estarmos sempre com a luz, ou seja, o brilho de fazer parte do processo educacional para um futuro de igualdade em busca do fruto do conhecimento.
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. “Contra estas coisas não há lei” Gálatas 5.22
Um comentário:
Sou Israel, graduando em pedagogia. Vejo sim como questão primordial para que a educação seja de fato, válida e verdadeira a participação maior da própria sociedade. É preciso criar políticas públicas que se interessem pela educação social, pois somente assim a educação alcançará o seu objetivo final: EDUCAR. Parabéns professora pelo artigo.
Postar um comentário