segunda-feira, 29 de março de 2010



Escolas paulistas aguardam liberação do Governo do Estado para melhorarem as redes de Internet

O MEC comemorou na semana passada (24), o avanço do projeto Banda Larga nas Escolas, que já conectou mais de 45 mil escolas, segundo dados apresentados pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. O ponto fraco do programa, no entanto, continua sendo o estado de São Paulo.

A situação sui generis do estado ocorre porque já havia um programa do governo local para conectar as escolas, mas com uma velocidade mais baixa do que o projeto federal. Outra diferença é que o governo estadual paga pela conexão, ao passo que o programa federal é bancado pelas próprias concessionárias.

Dessa forma, a concessionária que atua em São Paulo, a Telefônica, mesmo confirmando a disponibilidade da infraestrutura para assegurar a conexão de 1 Mbps, não está realizando as instalações, pois o governo de São Paulo não teria autorizado a atualização, mantendo as conexões de seu próprio programa estadual, que tem velocidade de 512 kbps. Tecnicamente falando, as escolas já estão conectadas e podem receber mais velocidade. Depende apenas de uma decisão do governo do estado.

Segundo reportagens, o secretário de Educação do estado de São Paulo já teria concordado em entrar no programa federal, permitindo que a Telefônica atualize as velocidades. No entanto, a autorização formal para isso ainda não foi expedida. O programa Banda Larga nas Escolas prevê ainda, após a instalação da conexão em todas as escolas, a ampliação da capacidade de tráfego de 1 megabyte (MB) para 2 MB.


Esperamos que a burocracia não atrapalhe a convergência dos programas e não atrase o acesso melhor e mais eficiente de milhares de estudantes a uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento e a capacitação desses jovens.


Nenhum comentário: