sexta-feira, 5 de março de 2010

Balanço da CONAE



Olá à todos.
Como coordenador da Conferência Nacional de Educação - CONAE 2010 para o estado de São Paulo, gostaria de expor aqui no Educação Em Debate um balanço parcial das atividades.

Balanço da CONAE
Está se aproximando o momento da Conferência Nacional da Educação (CONAE) que acontece em Brasília no final deste mês. O processo todo consumiu quase dois anos de trabalho, centenas de conferências preparatórias, um envolvimento de cerca de 1,5 milhão de pessoas e dezenas de entidades.

Ela não será a “panacéia para todos os males”, mas será um grande movimento de discussões sobre a educação brasileira num momento de mudanças na sociedade brasileira. Em São Paulo, o movimento que nós coordenamos envolveu quase 100 mil pessoas, mais de 250 entidades e forma realizadas mais de 100 conferências por todo o Estado.

Nossa prioridade foi a mobilização. Realizamos uma Conferência Estadual com 2.700 delegados que representaram mais de 250 entidades e quase 500 municípios. Foram centenas de emendas analisadas. Conflitos afloraram e os debates foram intensos.

Uma coisa ficou clara: o Estado de São Paulo precisa debater a sua educação. São anos e anos de isolamento entre os entes federados, os níveis de ensino e a maioria das entidades. Por si só a CONAE foi um sucesso: botou todo mundo na roda para conversar.

Adinan Ortolan

Nenhum comentário: